1990 [Memória]

Conjunto de máquinas, equipamentos, móveis e acessórios da Oficina Goeldi

Com o fechamento da Oficina Goeldi no final de 1990, inviabilizada pelo desastrado “Plano Collor”, encerrou-se um ciclo de criação gráfico-editorial altamente prolífico e inovador, que durou toda uma década e que teve por suporte o ferramental e o espírito experimental e revolucionário que nela se fomentou sob a direção do artista plástico Fernando Tavares e deste autor, em Belo Horizonte (1980-1985), em São Paulo (1985-1988) e de volta a BH (1988-1990).

ampliar capa

A desativação desse parque gráfico motivou a redação de uma memória seguida do inventário completo e detalhado dos 95 itens que constituem o Conjunto de Máquinas, Equipamentos, Móveis e Acesórios da Oficina Goeldi e uma planta baixa que reproduz exatamente o leiaute da Oficina, tal como funcionou, no galpão da Av. do Contorno, 3830, Belo Horizonte, no período de 1982 a 1985.

O primeiro inventário foi datilografado em maio de 1987 como proposta para venda de todos os itens (de propriedade deste autor) a pedido de instituições públicas; negócio que não se concretizou.

Originais datilografados em 1987 [ler/download (pdf)]

Posteriormente, em 1994, foi digitado em computador e modificado para se tornar um documento de memória, que foi redigida em 1990, logo do fechamento da Oficina.

Conjunto de Máquinas, Equipamentos, Móveis e Acesórios da Oficina Goeldi [ler/download (pdf)]


Desde 1990, o conjunto ficou em depósito a céu aberto e dele resta ainda o equipamento essencial e principal de impressão, agora conservado em local protegido, e que pode ser facilmente recuperado e posto em operação.