2003 [Crítica]

OSWALDIANA

Obra em andamento iniciada exatamente no dia 13 de maio de 2003, com vistas a redação de um ensaio comemorativo do cinqüentenário da morte do grande escritor, no ano seguinte.

Contudo, as pesquisas e estudos evoluíram de tal maneira que o autor decidiu por mantê-los em aberto e encaminhá-los a duas direções:

a) a OSWALDIANA propriamente dita, consistindo do 1º Mapeamento bio-bibliográfico da obra publicada de Oswald de Andrade, de caráter histórico, analítico e crítico; e

b) o Projeto Obras Completas de Oswald de Andrade, intitulado PRÓ-OSWALD , para uma futura edição em papel-bíblia, contendo, de fato, toda a obra do prolífico autor, que está longe, muito longe, de se esgotar nas edições até o presente publicadas por quaisquer meios.


ampliar capa

Da Oswaldiana já foram escritas e digitadas mais de 330 laudas em computador (cerca de 1 milhão de caracteres, sem contar os espaços), cobrindo, de cabo a rabo, todos os itens sumariados, além da redação e elaboração de sete apêndices ao texto principal, a saber:

1. Projeto Editorial das Obras Completas de Oswald de Andrade (diretrizes)

2. Programa da Semana de 22 (historiografado e comentado)

3. Grade editorial da Revista de Antropofagia (completa e detalhada)

4. Grade editorial do jornal O Homem do Povo (idem)

5. Galeria de imagens gráficas e fotográficas (a mais completa possível)

6. Bibliografia (exaustiva; da obra publicada e da fortuna crítica até o fechamento da edição)

7. Textos avulsos (textos importantes, publicados ou inéditos, citados e comentados ao longo do texto principal)

Sumário da OSWALDIANA [ler em pdf]
Preâmbulo da OSWALDIANA [ler em pdf]

E uma interessantíssima coleção de proto-poemas e poemas inéditos que recebeu o título de

Poesias Reunidas - vol. 2

Ouça o próprio Oswald de Andrade declamando seu célebre poema Relógio [ouvir em .wma]

Porém, desde que iniciou a obra, começaram a surgir novidades no mercado editorial e descobertas de originais até então cuidadosamente ocultados, e o autor vem coligindo, sem cessar, material novo, não classificado, não publicado e não citado na vasta fortuna crítica e nas inúmeras edições que vêm recebendo os escritos mais conhecidos de Oswald de Andrade.

Eis porque este estudo, que se pretende exaustivo, não pôde se encerrar e ganhou a dimensão de uma work in progress, sem previsão de término. Mais que tudo, o desenrolar dos trabalhos tem propiciado a este pesquisador um saboroso intento pleno de descobertas e revelações, não raro, surpreendentes; todas, sem dúvida, muito importantes.

A comemoração do cinqüentenário da morte de Oswald, apesar de tudo, não passou batida. No mês exato, outubro de 2004, a revista Caros Amigos, nº 91, publicou um artigo deste autor intitulado "Jornalismo brasileiro: cinqüenta anos sem Oswald de Andrade".

[ler/download artigo completo (pdf)]

O artigo resultou num pedido feito pelo hoje falecido editor da revista, Sérgio de Souza (Serjão), de uma abordagem mais aprofundada do mesmo tema para publicação em livro, pela Editora Casa Amarela. Tal livro encontra-se em fase adiantada de composição, sob o título Pelo telefone, mas, com a passagem do nosso querido editor, este autor preferiu aguardar o término do ciclo da Oswaldiana para concluí-lo.