2002 [Jornalismo]

A Salvação da Lavoura
Receita da fartura para o povo brasileiro

Pode-se dizer que a revelação, em nível nacional, dos trabalhos do cientista Marcello Guimarães, em particular os seus aspectos ideológicos e filosóficos mais vanguardistas, foi catapultada por uma série de artigos do sociólogo Gilberto Felisberto Vasconcellos na revista Caros Amigos, e culminou na edição do seu livro A Salvação da Lavoura (Casa Amarela, 2002), cuja capa, projeto gráfico e editoração foram assinados pelo autor deste blog (ao lado, foto da capa).

A obra despertou o interesse jornalístico deste autor que saiu a campo para uma reportagem sobre a recém inaugurada Escola da Biomassa, na fazenda de Marcello em Mateus Leme, perto de Belo Horizonte, e resultou na entrevista publicada na revista Caros Amigos, em fevereiro de 2003, causando grande repercussão.

ampliar capa

Entrevista completa [
ler/download (pdf)]

Quatro anos depois (março/2007), este jornalista retornou à fazenda para uma segunda reportagem que avalia os sucessos e a evolução do projeto de Marcello Guimarães, cuja redação ficou pronta e foi revisada pelo próprio Marcello, mas permanece inédita.

Reportagem - texto completo [
ler/download (pdf)]

Para esta reportagem programou-se um ensaio de imagens do fotógrafo Leo Drumond, cobrindo um dia inteiro de atividades do cientista nos labores da fazenda. Porém, o estado de saúde e posterior falecimento de Marcello Guimarães impediram a realização da idéia.


Nota de falecimento de Marcello Guimarães publicada na Gazeta em forma de e-meio (.doc), de 17/8/2008 (foto: Leo Drumond).

No entanto, a obra de Marcello Guimarães permanece viva e, a cada dia, cresce mais no conceito dos setores progressistas da sociedade. Demonstra-o o interesse que vem despertando desde os mais renomados autores até os modestos escritos deste autor na difusão das idéias do ousado cientista e inventor, que foi Marcello Guimarães, em diferentes espaços de pensamento e opinião.

Em outubro/2008, o linguista e editor Beto Vianna incluiu este autor, com um ensaio sobre Marcello Guimarães, no seleto elenco de cientistas, biólogos, etnólogos, linguistas e escritores que convidou para participar do livro por ele organizado sob o título Biologia da Libertação (Maza Edições, 2008).

Artigo [
ler/download (pdf)]

mais sobre o livro
ampliar capa




E, recentemente (fevereiro/2009), a nota de falecimento que este autor publicou em sua Gazeta (v. acima) foi editada, sob o título Homenagem a Marcello Guimarães, junto aos trabalhos de outro elenco de notáveis escritores e jornalistas, em duas publicações impressas do site Pátria Latina dedicadas exclusivamente à obra do cientista, ambas organizadas pelo jornalista Beto Almeida, uma em português e outra em espanhol [ler/download - no site Pátria Latina].
ampliar capa